| Pratica

É com muita felicidade que a Escola de Conselhos de Pernambuco compartilha mais um prêmio conquistado. Ontem (13/11), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE) realizou o 9º Prêmio Márcia Dangremon. Cerimônia cujo título é em homenagem a essa mulher forte, de postura vibrante e apaixonada na luta pela defesa de mulheres, crianças e adolescentes contra a exploração sexual e a violência doméstica. E para relembrar a sua luta, são escolhidos bienalmente ícones da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes que perpetuam o seu legado, sejam pessoas ou instituições.

A Escola de Conselhos de Pernambuco recebeu a premiação na categoria Pessoa Jurídica de Direito Público. Representada pelo vice-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Carneiro Leão (na imagem à direita). Além disso, a Escola de Conselhos teve outro motivo para comemorar, pois a premiada na categoria Adolescente foi Mirela Maria dos Santos (na imagem à esquerda), mulher, negra e candomblecista, que iniciou sua militância no campo dos direitos das crianças e adolescentes, graças a Escolinha de Conselhos, que faz parte das ações realizadas pela ECEPE, direcionado para as crianças e adolescentes, fortalecendo-as enquanto sujeitos/as de direitos.

Segundo o Coordenador Institucional, professor Humberto da Silva Miranda, “O Prêmio é a materialização do reconhecimento do Conselho Estadual no nosso trabalho. A Escola vem ao longo de 10 anos contribuindo com o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Pernambuco e hoje recebe esta importante premiação. Compartilho com os professores da Escola, estagiários, equipe pedagógica e administrativa. É muita gente envolvida neste processo e todos merecem ser lembrados”.

Com isso, considerada como uma instituição comprometida com o Estado de Bem-Estar Social, com os valores democráticos e os direitos fundamentais, a Escola de Conselhos de Pernambuco é homenageada por sua posição firme enquanto um espaço de construção de saber plural empenhada em construir uma sociedade mais justa, democrática e livre de quaisquer opressões ou violações de direitos, principalmente no campo das infâncias e adolescências.