Notícias

CONSELHEIROS REÚNEM-SE EM POÇÃO PARA REAFIRMAR LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

| Mário Emmanuel De oliveira Ramos

Lindemberg Nóbrega: Presente! Carmem Lúcia: Presente! Daniel Farias: Presente!

A chamada nominal dos conselheiros tutelares vítimas de um brutal assassinato, durante o cumprimento de seu trabalho, na cidade de Poção-PE, em 2015, é a reafirmação da luta empreendida pelos Conselheiros e Conselheiras Tutelares pela defesa de melhores condições de trabalho, enfrentamento aos retrocessos protagonizados pelo governo brasileiro e memória de todos aqueles que deixaram suas vidas em defesa das crianças e adolescentes.

Um dos objetivos do “Colóquio – Formação para Conselheiros Tutelares em foco” foi homenagear os Conselheiros Tutelares Carmem Lúcia, Daniel Farias e Lindenberg Nóbrega. De acordo com o Prof. Humberto Miranda, coordenador da ECEPE, a História dos conselhos tutelares no Brasil é  marcada pela chacina de Poção.

Poção torna-se um símbolo de luta e marca o início das jornadas dos recém-chegados aos Conselhos Tutelares. Durante o evento, que foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar do município de Poção, a Escola de Conselhos de Pernambuco fez o pré-lançamento do Projeto Político Pedagógico de formação continuada da instituição. “O projeto pedagógico é a oportunidade de apresentar ao Estado e a sociedade a formação a partir do que queremos!” – afirmou o Prof. Humberto Miranda.

O evento foi realizado dos dias 06 e 07 de fevereiro em menção dia estadual de Mobilização e Fortalecimento dos Conselhos Tutelares, a data foi criada em homenagem aos conselheiros vítimas da tragédia de Poção. O encontro, que foi realizado no Hotel Poço Encantado (Poção – PE), contou com a participação do Governo do Estado de Pernambuco, CEDCA-PE e a Associação de Conselheiro e Ex-Conselheiros Tutelares do Agreste, como pontuou Lidemberg Filho “reafirma Poção como um lugar de resistência e de luta”.

 


Voltar