Curso de Aperfeiçoamento Ser Conselheiro(a)


O Curso de Aperfeiçoamento Ser Conselheiro(a) – Teoria e Prática dos Conselhos da Criança e do Adolescente é mais uma realização da Escola de Conselhos de Pernambuco. Voltado para Conselheiros Municipais de Direitos de Crianças e Adolescentes e Conselheiros Tutelares, tem por objetivo o desenvolvimento de competências fundamentais para o atendimento e a prática de promoção e defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

De iniciativa do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a formação é realizada em todas as regiões do estado de Pernambuco. Através de 20 turmas, o curso prevê formação de 850 agentes, buscando o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.

Didaticamente, o Curso Ser Conselheiro(a) aborda questões teóricas em paralelo ao cotidiano dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares. As disciplinas do curso são desenvolvidas a partir dos três eixos principais: Fundamentos em Direitos Humanos; Estado, Políticas Públicas e Democracia; e Conselhos dos Direitos e Conselhos Tutelares: o ético, o político e o técnico.

Em seu conteúdo há também espaço para temas transversais como Sexualidade e Gênero; Violência e mediação de conflitos; Comunicação e cidadania, por exemplo. A formação conta com carga horária total de 200 horas-aula, sendo 160 horas presenciais, e 40 horas dedicadas ao trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho que os participantes deverão desenvolver sobre temas pertinentes às suas realidades locais.

Como espaço para troca de informações e compartilhamento de material didático, criamos o Blog Ser Conselheiro(a), que pode ser acessado através do endereço: serconselheiro.wordpress.com.


Voltar