Biblioteca Virtual

  • Categorias
  • Crianças Invisíveis – O enfoque da imprensa sobre o trabalho infantil doméstico e outras formas de exploração (Série Mídia e Mobilização Social: Volume 6)


    Autor do Livro:
    Editora:
    Ano: 2003
    Tipologia Documental: ISBN 85-249-0977-3 / Numeração Local C-108

    Descrição:

    Este livro é resultado de um esforço coletivo para fazer da comunicação uma estratégia de prevenção e erradicação do Trabalho Infantil Doméstico. Segundo dados do IBGE, de 2001, quase meio milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham na casa de terceiros.

    Essas meninas, com seu tempo de desenvolvimento abreviado, são forçadas a viver sob o peso do dever, da responsabilidade e da obrigação do trabalho, sem a oportunidade de exercer o direito de ser criança, assegurado pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Convenção sobre os Direitos da Criança e pelas Convenções 138 e 182 da OIT, ratificadas pelo Brasil. Essa constatação motivou instituições a se unirem para propor debates e discutir a elaboração de políticas alternativas que aprimorem as estratégias de enfrentamento do Trabalho Infantil. A presente publicação integra esse processo.

    A Organização Internacional do Trabalho (OIT), como parte do Projeto Regional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil Doméstico na América do Sul, propôs à Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) que produzisse um Plano de Ação em Comunicação para o Enfrentamento do Trabalho Infantil Doméstico, em parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e com o
    apoio do Unicef e da Save the Children Reino Unido.

    O projeto tem como objetivo incrementar o conhecimento público sobre o Trabalho Infantil Doméstico, suas causas e conseqüências, a necessidade de eliminá-lo e os meios de modificar as práticas que o promovem.

    Este livro contou com a participação de especialistas que formularam pesquisa sobre como a mídia vem tratando o tema; de jornalistas e fontes de informação de todas as unidades da federação e das crianças e profissionais dos projetos de intervenção direta.



    Voltar

    Horário de Funcionamento


    • Manhã 09:00 13:00
    • Tarde 14:00 17:00

    CONTATO



    Acervo Videoteca