• Categorias
  • Histórias de adolescentes autores de atos infracionais Institucionalizados em um Centro Socioeducativo de Roraima.

Descrição:

A partir de entrevistas realizadas com adolescentes reincidentes na realização de atos infracionais e que foram sentenciados com medida socioeducativa em meio fechado, cumprida em uma unidade de Boa Vista-RR, a presente dissertação teve como objetivo geral: Analisar a história de vida deles. Seus objetivos específicos foram: (a) identificar fatores que contribuíram para que praticassem atos infracionais e para a sua reincidência e (b) conhecer a dinâmica da Unidade Socioeducativa e a avaliação que fazem dos atendimentos oferecidos a eles no cumprimento de suas medidas como processo de ressocialização. Metodologicamente, a pesquisa teve como inspiração a História Oral de Vida, sendo que, do ponto de vista do procedimento, foram realizadas entrevistas abertas, bem como observação de campo e registros de dados da instituição. Em termos de resultados, evidenciei como fatores importantes: todos os adolescentes entrevistados afirmaram sofrer algum tipo de violência dentro ou fora da instituição, sendo uma delas o fato de viverem em condições financeiras bastante precárias ou de extrema pobreza; além disso, a maioria deles antes da internação já havia abandonado o ambiente escolar e o uso abusivo de drogas ilícitas fazia parte de suas vidas. Na instituição, esses adolescentes (que desde os 12 anos de idade passam por processos de reclusão em ambiente socioeducativo) vivenciaram experiências punitivas, sendo que, para eles, a concepção recuperadora do CSE/RR é repressiva, ou seja, consideram que, para o CSE/RR, o processo de ressocialização redunda em repressão. Os resultados mostram que esses adolescentes apresentam uma trajetória de vida marcada por violência, pobreza, fracasso escolar, inclusão social marginal e que, por isso mesmo, buscam reconhecimento nas amizades e respeito nos laços afetivos que constroem na trajetória de sua vida criminal. Diante da complexidade e das problemáticas que esta temática ofereceu, por intermédio do olhar dos entrevistados, busquei uma compreensão do papel da instituição socioeducativa de privação de liberdade em Roraima e seus elementos simbólicos e os fenômenos sociais que ocorrem dentro e fora dos muros dela, da instituição.