Biblioteca Virtual

• Categorias
  • VULNERABILIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA COMUNIDADE QUILOMBOLA NEGROS DO OSSO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIREITOS E GARANTIAS

Editora:
    Ano: 2017
    Tipologia Documental: ISBN / Numeração Local

Descrição:

Este trabalho tem como objetivo traçar o perfil de crianças e adolescentes pertencentes à comunidade Negros do Osso, localizado no município de Pesqueira/PE, constituído uma comunidade negra rural. Busca-se com este trabalho identificar a ausência de desenvolvimento de políticas públicas. Para realização desta pesquisa, utilizou-se uma exploração de campo a partir de observação integrada mediante roda de conversas com as crianças e os adolescentes, juntamente a revisão bibliográfica como autores: Moscovici (1978); Munanga (1996); Arcanjo (2008); e Azevedo (2004), que investigaram a temática e sua relevância no processo de legitimação das políticas públicas e sua representação social e política. Os resultados adquiridos através dos encontros com a população da comunidade foram comparados com as teorias, condicionando resultados que forma fundamentados no discorrer do trabalho. Diante das vulnerabilidades sociais em que vive crianças e adolescentes, neste contexto, acredita-se que é preciso uma ação coletiva que envolva toda comunidade no sentido de lutar por seus direitos, na busca incessante pela efetivação das legislações vigentes. Sem o anseio de esgotar o assunto a temática abordada é de grande relevância para novos estudos, profissionais da área de educação, ciências sociais, serviço social e comunidade em geral.

Emanuelle Cristina Da Silva Fernandes

• Manhã 09:00 13:00