Biblioteca Virtual

AS ATITUDES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PREVENÇÃO E NO COMBATE AO BULLYING EM SALA DE AULA

Descrição:

Este trabalho de conclusão de curso busca esclarecer o fenômeno bullying e suas implicações no contexto escolar. O objetivo deste trabalho é esclarecer como se manifestam essas agressões em sala de aula e quais as atitudes adotadas pelos professores como forma de prevenção e combate ao bullying que é uma triste realidade e acarreta inúmeros prejuízos a todos os envolvidos. Defende também que a melhor forma de combater o bullying é prevenir através da conscientização, dos envolvidos sobre as consequências desse fenômeno e de uma educação para a paz, pautada no respeito, solidariedade, tolerância, cooperação, capacidade de se colocar no lugar do outro e diálogo como preparação para uma comunidade escolar humanizada. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e documental sobre o bullying. Os procedimentos e técnicas utilizadas foram:

• Pesquisa bibliográfica: livros, revistas, artigos de periódicos e sites.
  • Pesquisa documental: impressos e materiais audiovisuais.
  • Pesquisa de campo: questionários.

Os teóricos pesquisados cujos trabalhos contribuíram para o desenvolvimento desta pesquisa foram: Araújo, 2008; Boff, 1999; Chalita, 2008; Fante, 2005 e 2008; Ferreira, 2010; Jares, 2007; Lubich, 2003; Maidonado, 2009; Melo, 2010; Serrano, 2002; Silva, 2010; Teixeira, 2011; Tognetta. No desenvolvimento da pesquisa em sala de aula, tivemos a participação de profissionais da educação, sendo duas professoras e um professor, os mesmos foram indicados pela gestora da escola objeto da pesquisa. Concluímos que o bullying esta presente na maioria das escolas e a melhor forma de lidar com este fenômeno é a prevenção através principalmente da formação dos professores, gestores, funcionários e devemos envolver a família neste processo. Não temos dúvida que não podemos atribuir aos professores a responsabilidade de prevenir e combater o bullying em sala de aula, mas sabemos que ele tem um papel fundamental para que o bullying não faça parte do cotidiano escolar. O bullying deve ser discutido com os alunos dentro de sala de aula, através de metodologias que os coloquem no centro da aprendizagem, para que se concretizem ações de informação, contextualização, conscientização e imobilização. Podemos afirmar que somente através da educação para a paz resgatando os valores podemos indicar um caminho a ser seguido: tolerância, solidariedade, reciprocidade, cooperação, força de vontade, autonomia, coerência, capacidade de se colocar no lugar do outro, de dialogar, de conversar, estes são os valores essenciais para a educação para a paz.

Regina Célia Borges da Silva

• Manhã 09:00 13:00