Escolha de Conselhos

13 ANOS DE ESCOLA DE CONSELHOS DE PERNAMBUCO

| Gabriel Eloi

A Escola de Conselhos de Pernambuco, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco realizou, no dia 10 de dezembro, a Cerimônia “Viva a Escola de Conselhos Viva”, em comemoração aos 13 anos da Escola de Conselhos de Pernambuco e aos 5 anos da Escolinha de Conselhos de Pernambuco.

A celebração foi composta por diversos momentos, sendo o primeiro deles a mesa de abertura, formada por diversas personalidades que ao longo dos 13 anos da Escola de Conselhos contribuíram na luta por direitos humanos de crianças e adolescentes. Entre eles estão: Humberto Miranda – Coordenador da ECEPE, Tereza Leitão – Deputada Estadual, Maria José de Sena – Ex-reitora e professora da UFRPE, Conceição Ferreira – Representando o Fórum DCA, Taciana Castelo Branco – Representando o CEDCA-PE, Paulo Teixeira – Representando o TJ-PE, André Macaxeira – Representante dos Conselheiros Tutelares de Pernambuco, José Eduardo Freire – Representando a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania da UFRPE , Marcelo Carneiro Leão – Reitor da UFRPE e Mariama Freitas – Representante da Escolinha de Conselhos de Pernambuco. . 

A ocasião também deu lugar para a entrega de algumas homenagens a indivíduos e instituições que colaboraram ao longo dos 13 anos de história da ECEPE, entre eles estão:  Maria José de Sena – Ex-reitora e professora da UFRPE, Silvino Neto – Militante e Professor da ECEPE, Rosa Barros – Ex-prefeita de Arcoverde e Secretária Executiva do CEDCA-PE,  Tereza Leitão – Deputada Estadual, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania da UFRPE. 

Dando seguimento a celebração, também marcaram presença os adolescentes da Escolinha de Conselhos. Tchuca Menezes, Beatriz Sampaio e Maria Eduarda , debateram sobre a participação de crianças e adolescentes na elaboração de políticas públicas e protagonismo juvenil, também relembraram ações que participaram da Escolinha. 

Por fim, foram entregues os certificados para os concluintes do Curso de Extensão: Teoria e Práticas dos Conselhos da Criança e do Adolescente, que totalizaram 200 horas, nas cidades de Recife, Pesqueira, Vitória de Santo Antão, Caruaru e Serra Talhada. A  ação representou uma parceria com o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos/Conanda e a UFRPE, além do apoio estratégico das Secretarias de Assistência Social e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente das cidades polos.

 

 

 


Voltar