CEDCA-PE celebra aniversário do Estatuto em evento protagonizado por crianças e adolescentes

o evento realizado no Salão nobre da UFRPE teve mais de 400 participações, de crianças e adolescentes de todas as regiões do estado de Pernambuco

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) promoveu o Seminário “Nada para Nós, sem nós! – 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, nesta sexta-feira (29 de novembro). No ato, foram também festejados os 30 anos Convenção dos Direitos da Criança e o dia das defensoras dos Direitos Humanos. E o processo de execução do seminário foi coordenado pelas crianças e adolescentes que compõem a Escolinha de Conselhos, projeto da Escola de Conselhos de Pernambuco, financiada pelo CEDCA-PE.

O seminário ocorreu na Universidade Federal Rural de Pernambuco, e os participantes foram acolhidos pela reitora, professora Maria José de Sena, que destacou a importância história da retomada de uma articulação de meninos e meninas como protagonistas na exigibilidade dos seus direitos. Também acolhendo os participantes, o representante do CEDCA, Arnaldo Sampaio, reafirmou o compromisso da instituição em assegurar a participação ativa dos adolescentes na elaboração das políticas públicas que efetivem os direitos humanos.

Coube a Mariama Freitas acolher os participantes. Afirmou que é uma “menina negra, de uma comunidade de periferia, mas que sabe a importância histórica e política do momento que inicia ali” ao conclamar todos e todas a escrever um novo capítulo da história das crianças e dos adolescentes no país.

O seminário que teve início às 8 horas, foi dividido em duas partes. Na primeira, com três mesas de debates constituídas por adolescentes, e na segunda parte 12 oficinas ampliaram o conhecimento sobre as temáticas afins, tais como Educação e Direitos Humanos, Gênero e Identidades, Capoeira e outros movimentos culturais, dentre outras.

Intercaladas por apresentações culturais de adolescentes artistas, as mesas tematizaram as questões das Identidades e diferenças na Escola, a urgência da participação política e a afirmação das estratégias de mobilização, além do próprio aniversariante.

De acordo com o educador responsável pela Escolinha de Conselhos, em torno de 400 participações foram registradas no Seminário. “Trinta anos depois das grandes mobilizações de crianças e adolescentes para aprovar o Estatuto da Criança e do Adolescente, Pernambuco retoma o debate pelos próprios adolescentes. Organizando novas frentes de articulação, reafirmando a urgência de reafirmar as conquistas e exigindo que os direitos anunciados não sejam retirados”.

A alusão aos ataques aos direitos humanos esteve presente nas diversas falas do seminário. Felipe Caetano, adolescente que compõe o CONAPETI chegou afirmar que jamais os adolescentes irão aceitar a redução da maioridade penal e que vão resistir às ofensivas aos direitos humanos.

O evento foi finalizado as 17 horas, com uma roda de copeira com o grupo Estrela do Mar, da cidade de Riacho das Almas, além de uma apresentação cultural de resistência da cultura afro-brasileira do EREM Silva Jardim.

Para visualizar e baixar as fotos do evento, clique no link abaixo: