LAHIN

Laboratório de História das Infâncias do Nordeste

O Laboratório de História das Infâncias do Nordeste – LAHIN foi criado em 2015 no contexto das comemorações pelos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, numa ação do “Projeto 25 Anos do ECA: Conquistas e Desafios” – com financiamento da Petrobrás.

Na ocasião das vivências do “Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças”, em 18 de maio de 2016, o projeto que originou o LAHIN recebeu o Prêmio Neide Castanha, na Câmara dos Deputados, em Brasília – DF.

Este laboratório tem produzido um acervo de depoimentos orais de militantes e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (educadores sociais, assistentes sociais, juízes, promotores e militantes que atuam em diversos seguimentos da área dos direitos humanos), com recorte geopolítico dos nove estados do Nordeste do Brasil.

O LAHIN tem como estratégias de ação a produção e salvaguarda dos depoimentos orais e audiovisuais, além da execução de pesquisa e extensão no campo das Histórias das Crianças e dos Adolescentes no Nordeste.

Em 2016, o LAHIN inaugurou sua sede, situado na Biblioteca Central da UFRPE, desenvolvendo ações de pesquisas e de extensão, tendo a missão institucional de se tornar um centro de referência nos estudos, pesquisas e extensão na área de História dos direitos da criança e do adolescente.

O Laboratório também vem desenvolvendo ações de preservação do acervo das fontes orais e escritas, buscando compreender a prática preservacionista para além das técnicas tradicionais de salvaguarda, apostando na divulgação de seu acervo através de seminários e da implantação da Biblioteca Virtual da Escola de Conselhos de Pernambuco.

 



Voltar

Horário de Funcionamento


  • Manhã 09:00 13:00
  • Tarde 14:00 17:00

CONTATO


  • (81) 3320-5494
  • lahinufrpe@gmail.com