Escola de Conselhos de Pernambuco lança Curso de Especialização

| Escola de Conselhos

A Escola de Conselhos de Pernambuco (ECEPE) em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE) lançou na última segunda-feira (28 de março) o II Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente. Com habilitação em direitos da criança e do adolescente, a especialização é a primeira pós-graduação voltada exclusivamente para Conselheiros e Conselheiras dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelares no país.

Além do lançamento do edital online, a segunda-feira foi marcada por uma reunião no CEDCA/PE onde se apresentou curso, edital, datas, prazos, plano pedagógico, matriz curricular, ementário das disciplinas e perspectivas. Na ocasião, Iran Santos, que foi estudante do primeiro curso, ressaltou que é imprescindível e salutar pontuar a importância da primeira formação que foi preponderante para a formação dos conselheiros tutelares e de direitos de todo o estado de Pernambuco. “A Escola de Conselhos de Pernambuco é uma escola modelo e que por isso a realização deste curso se faz ainda mais importante e credenciado. A segunda turma agora só tem a ganhar”, falou.

A coordenadora geral do curso, a professora Mercês Cabral, destaca que a especialização vai proporcionar aos conselheiros uma visão aprofundada de temas que são vitais para a compreensão do que é ser criança, do que é ser adolescente e, consequentemente, os seus direitos. “O conselheiro que fizer o curso se sentirá ainda mais capacitado para sua atuação, favorecendo sua autoestima, adquirindo ainda mais preparo para lhe dar com os entraves da sua profissão e com muito mais consciência do seu poder de ação”, destacou.

As aulas acontecerão às sextas e sábados na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco e terão duração total de 360 horas. As inscrições para as provas de seleção estão abertas, são gratuitas e deverão ser realizadas pelo email:
inscriçã[email protected]

Calendário do Edital e Processo de Seleção:

Divulgação do edital – de 28 até 17 de abril;
Divulgação das inscrições homologadas – 20 de abril;
Prova escrita – 29 de abril;
Divulgação e análise dos planos de trabalho – 06 de maio;
Entrevista e análise dos currículos – 13 e 14 de maio;
Divulgação do resultado final – 18 de maio;
Matrículas – 26 e 27 de maio.