Memorial

Oficinas – Direitos da Criança e do Adolescente

| Escola de Conselhos

• Elaboração, Avaliação e Monitoramento de Projetos Sociais
Tendo como público prioritário os(as) Conselheiros(as) dos Direitos, a oficina trabalhou questões ligadas ao ciclo das políticas públicas da infância, ou seja, desde seu processo de elaboração à suas avaliações, monitoramento e verificação de seus impactos junto aos CMDCA’s de Recife, Caruaru, Palmares e Afogados da Ingazeira.

• Família e Comunidade: Reflexões sobre droga e autonomia
Passando pelos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Aliança, Recife e Arcoverde, a oficina debateu o tema da dependência química no ambiente familiar, correlacinando o assunto à temática da infância.

• Políticas Públicas e Orçamento da Criança
Com o objetivo de qualificar profissionais do Sistema de Garantia de Direitos para incidir sobre a elaboração dos Orçamentos Públicos locais, a oficina trabalhou com o conceito de Orçamento Criança, a fim de estimular o diálogo entre gestores públicos, Ministério Público e Sociedade Civil na efetivação do artigo 224 da Constituição Federal do Brasil.

• Violência Doméstica e Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Nos municípios de Sirinhaém, Ipojuca, Recife e Santa Cruz do Capibaribe, a atividade discutiu aspectos legais e conceituais acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes, assim como as iniciativas brasileiras de enframento e a importância da ação dos conselhos estaduais e municipais nestes casos.

• Estatuto da Criança e do Adolescente: Medidas Protetivas
A partir do diálogo com agentes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, a oficina refletiu sobre as medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescnete (ECA), tocando pontos como o acolhimento institucional e reintegração familiar, valorizando as experiências trazidas pelos participantes.

Financiamento: Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco – CEDCA/PE


Voltar