Biblioteca Virtual

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR: NEGLIGÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICIPIO DAS CORRENTES/PE

Autor do Livro:
Ano: 2013
Tipologia Documental: ISBN / Numeração Local

Descrição:

A presente monografia pretende desenvolver um estudo sobre a violência intrafamiliar vivenciada por crianças e adolescentes do município das Correntes/PE. Apresentando através de dados as principais características da população infantojuvenil, bem como das famílias correntinas, segundo o Censo 2010. Demonstrando ainda a relevância do Conselho Tutelar do município como órgão de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes e a relevância do seu papel na identificação dos casos de violência intrafamiliar. Utilizamos conceitos de diversos autores para embasar este estudo como os de Acevedo, Bilac, entre outros. Com base nos relatórios de atendimento do Conselho Tutelar comprovou-se que as famílias cometem a violência por vários motivos: alcoolismo e drogas ilícitas, problemas mentais psíquicos, ansiedade, baixa estima, situação financeira entre outros. Contudo, a violência de maior incidência nos atendimentos do referido Conselho é a “negligência” com os filhos. A pesquisa aponta a necessidade de políticas públicas mais efetivas, capacitação para os conselheiros tutelares, maior articulação dos diversos atores do sistema de garantia de direitos para fortalecimentos dos vínculos familiares.

Maria Auxiliadora da Silva Santos Wanderlei

• Manhã 09:00 13:00