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  • A PRÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA NAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS DE OLINDA


    Autor do Livro:
    Ano: 2013
    Tipologia Documental: ISBN / Numeração Local

    Descrição:

    Os resultados e as informações contidas nesta monografia são a culminância da pesquisa de campo realizada durante os meses de agosto de 2012 a janeiro de 2013 no decorrer do Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente da Universidade Federal Rural de Pernambuco — UFRPE. A referida pesquisa teve como objetivo geral analisar a prática pedagógica aplicada em duas organizações não governamentais de Olinda. Para tanto, a pesquisa em tela foi desenvolvida nas ONGs, tendo como fio condutor a aplicação de questionário aos educadores sociais e coordenadores e a observação não participativa da prática pedagógica dos educadores. O intuito foi identificar se tal prática é compreendida como possibilidade de emancipação de crianças e adolescentes, bem como se o fazer educativo desenvolvido pelos educadores sociais colabora com o processo ensino-aprendizagem. Este trabalho acadêmico estrutura-se em três capítulos que discorrem sobre as organizações não governamentais como espaço de educação não formal; a prática pedagógica como instrumento de emancipação; e o fazer educativo das organizações não governamentais de Olinda. Para fundamentar este estudo, tomou-se por base discussões conceituais de Behrens (2010), Capra (1996) e Moraes (1997) acerca das abordagens educativas; de Souza (2009) e Tude (2007) com relação às organizações não governamentais, de Freire (1996 —2005) e Souza (2006) referente à prática pedagógica e de Libâneo (2008), Gohn (2010) e Trilla (2008) para tratar da educação, seja ela formal, informal ou não formal etc. Também respalda este debate a legislação vigente no tocante ao direito à educação, como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), em especial o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), que preconiza, entre outros, o direito à educação das Crianças e dos Adolescentes. Dessa forma, o estudo partiu dos pressupostos da promoção da educação como um direito assegurado às crianças e aos adolescentes, preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente e praticado legalmente nas organizações da sociedade civil, enquanto modalidade de educação não formal, que visa ao complemento das atividades escolares, o vínculo da educação com a prática social e consequentemente a transformação social.

    Leandro da Silva Tavares



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